19/04/2017

13 reasons why

Alguém já deu uma olhada nos índices de suicídio desde a 13 reasons why? Só vejo índices de pedidos de ajuda subindo muito, psicólogos vários falando que a série é um gatilho pro suicídio e fica por isso mesmo. Não podemos fazer nada pro Netflix parar de transmitir, se for o caso?

Eu mesmo vi a série toda e nos primeiros episódios achei que era uma crítica social profunda que poderia levar muitos a uma maior conscientização (tipo um soco no estômago pra fazer a gente acordar) mas quando cheguei ao final, já estava achando que o potencial de malefício do seriado deveria ser muito maior do que o de benefício. Não basta um seriado falar de suicídio para trazer benefício, principalmente glamourizando o suicídio e a vingança. Particularmente, a cena de suicídio é tão medonha que desviei o olhar, pior que qualquer filme de terror e quase uma aula de como fazer.

Se fosse uma série orientada por psicólogos ou profissionais especializados em suicídio, com o objetivo claro e explícito de ajudar possíveis suicidas, tudo bem. Pelo que entendi, não é, visa audiência e lucro pro Netflix. Logo, um perigo.

O CVV - Centro de Valorização da Vida - está achando bom um aumento de quase 500% no aumento dos pedidos de ajuda no Brasil, mas deveríamos saber também se aumentou também a quantidade de pessoas se suicidando. Se alguém souber dos números, para não nos perdermos em opiniões pessoais, comenta que adiciono aqui.

* Dei uma pesquisada e não estou sozinho com esta opinião:

http://www.newstatesman.com/culture/tv-radio/2017/04/netflix-13-reasons-why-suicide-irresponsible

http://www.dbknews.com/2017/02/22/13-reasons-why-netflix-suicide/

Nenhum comentário:

Postar um comentário